top of page

 

 

 

 

Quando compramos um capacete, devemos sempre verificar se o rótulo de homologação está presente. Na Espanha ele trata-se de um quadrado branco sobre o qual você pode ler em letras de cor preta: Homologação E21 Portugal. Às vezes, os fabricantes apenas colocam o termo “E21″, ignorando o país e o motivo.

 

O próximo passo será experimentar vários modelos. Normalmente, no início nós escolhemos aqueles que são esteticamente atraentes e depois experimentando, descartando assim algumas opções. O tamanho é fundamental, mas raramente temos acesso a dados precisos, por isso devemos deixar-nos ir pelas as sensações: o capacete não deve ferir-nos e ele deve ficar apertado, de forma a que não se mova quando giramos a cabeça rápida e bruscamente. Além disso, o acolchoado localizado nas maçãs do rosto deve estar bem justo, pois com o tempo ele acaba por perder as propriedades e se nos fica solto novamente acaba por não nos proteger.

 

Sua cabeça (em cm)/Tamanho/Equivalência

52-53/52/XXS

53-54/54/XS

55-56/56/S

57-58/58/M

59-60/60/L

61-62/62/XL

63-64/64/XXL

Pegue numa fita métrica e meça a sua cabeça na zona da testa, cerca de um centímetro acima das sobrancelhas e por trás das orelhas. Isto irá lhe dar uma ideia do tamanho que você precisa antes de começar a experimentar capacetes.

 

 

Algo importante que os novatos esquecem é de experimentar o capacete com óculos. Não só quando necessitamos deles para corrigir problemas de visão, mas também para os dias ensolarados. O normal é utilizar viseiras transparentes polivalentes e proteger os olhos com óculos de uso diário. Se experimentarmos o capacete sem os óculos poderão surgir os problemas e atritos.

 

Também devemos levar em conta certas características do próprio sistema de protecção, uma vez que tenha descartado aqueles que não cumprem a sua função. Se temos três modelos para escolher um, há que verificar, por exemplo, qual deles tem o núcleo removível. Note que o capacete poderá acumular suor, poeira e cabelo, para além de que poderá perder a sua consistência e ajuste, sendo que é recomendado a substituição do interior após um determinado período de tempo.

 

Deve igualmente dar uma olhadela no sistema de fecho. Um capacete mal ajustado ou com um sistema de fecho que pode se soltar em caso de choque, não é um bom capacete. É como usar nada para nos proteger. Os capacetes mais confortáveis são os que contém a abertura automática, aquele tipo de modelo que, com um clique, facilmente solta o sistema. Também existem capacetes com dois botões de cada lado, para uma abertura mais simples. Por sua vez, o sistema de duplo anel é a mais seguro, mas também o mais desconfortável.

 

As fendas e blocos de ventilação são importantíssimos, não apenas funcionando como um lembrete para manter a passagem de ar agradável dentro do capacete, mas também para evitar ruído, vibração e puxões. A 120 kmh, um capacete sem ventilação poderia arrancar-nos do assento da moto e lançar-nos pelo ar, mas hoje em dia eles são testados em túneis de vento e é raro que cheguem ao mercado com estas características.

 

O peso da armação em si é importante. Actualmente os capacetes não pesam muito (entre um quilo e duzentas gramas a dois quilos). Se podemos escolher um modelo seguro e leve, ainda melhor, porque pesará menos no pescoço e ombros, impedindo que a fadiga seja maior.

 

O design e as cores são secundários, apesar de que por questões de segurança deva escolher capacetes cujos desenhos são brilhantes e de cores claras, o que o torna facilmente perceptível pela cor durante o período nocturno, quando as luzes dos automóveis incidem sobre ele. E se as bordas estão pintadas com tinta reflexiva, então melhor ainda. Pode também colocar alguns adesivos apropriados e homologados no capacete.

 

 

 

 

 

 

 

Para as luvas e o casaco, aconselhar a escolha já é mais dificil, pois o corte do casaco varia de mota para mota,mas quanto as luvas deve ter preferência por luvas com protecções rigidas e material bastante resistente na palma da mão, visto que em caso de queda é a primeira coisa a ir ao chão.

 

 

 

Nota:

!!!!!Não poupe dinheiro neste 3 materiais, é preferivel comprar  uma mota menos potente/mais barata e um bom equipamento!!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capacete

Casaco/Luvas

bottom of page